• CONTENT
Notícias

Ruth Lee lança novo manequim para treinamento de resgate aquático em piscinas

02.08 08h

O novo modelo de manequim chega para facilitar e melhorar os métodos de treinamento dos guarda vidas.

SOS Sul | Notícias - Ruth Lee lança novo manequim para treinamento de resgate aquático em piscinas

De acordo com informações da SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), diariamente cerca de 17 brasileiros morrem por afogamento. No mundo todo, são cerca de 370 mil casos por ano.

 

Visando diminuir esses números, a Ruth Lee, empresa britânica que produz manequins realistas para treinamento, desenvolveu recentemente um modelo especial para o treinamento de resgate em piscinas.

 

O manequim "Pool Rescue" simula uma vítima inconsciente, o que o faz afundar poucos segundos após ser arremessado na água. Ele pesa 30 kg e mede 1,66 m, mas ao encharcar, o peso chega a aproximadamente 50 kg distribuidos corretamente de acordo com a estrutura corporal de uma pessoa. 

 

Por muito tempo, a prática mais comum no Brasil é a utilização de voluntários reais para diversos tipos de resgate. O que pouca gente sabe, é que a utilização de voluntários humanos para o treinamento de resgate aquático pode ser ineficiente, causando uma má preparação do guarda vidas para situações reais. Um voluntário inconscientemente acaba ajudando o guarda vidas na medida em que tende a tentar flutuar sobre a água, o que não ocorre com um boneco.

 

Algumas características do manequim Pool Rescue tornam-o ainda mais realista, como é o caso de suas pernas que boiam ou afundam de acordo com a velocidade em que o guarda vidas os movimenta dentro da água, o que realmente ocorre em situações reais com um vítima.

 

O manequim permite não só o treinamento do resgate da vítima no funda da piscina, mas também a sua correta retirada da água.

 

Veja no vídeo abaixo o manequim sendo utilizado.

Assista também

06:11 Images video Rescue Days Brasil 2017
04:20 Images video Rescue Days Brasil 2014
05:26 Images video Rescue Days Brasil 2013
Conheça Nossa Loja Virtual